MoBiLiZa UNICAMP !!!

E a Educação, como é que fica?

Calendário de Greve

Veja estas charges!!


terça-feira, 23 de junho de 2009

Permanecemos em greve !!

É com grande pesar que informamos a saída da greve pelos funcionários da Unicamp (STU) a partir desta quinta-feira e dos professores da Unicamp (Adunicamp) a partir de hoje. As decisões foram tiradas em assembléias das categorias. Embora as palavras que Chico de Oliveira e Plínio de Arruda Sampaio tenham proferido(a nós estudantes e aos inúmeros professores presentes no auditório da Adunicamp logo antes da assembléia), tenham sido de coragem, entusiasmo e imaginação a favor de alcançar não o impossível, mas em busca daquilo que é considerado utopia pelos capitalistas, de garra, e em favor da construção coletiva de um projeto de educação pública de qualidade e para todos e não apenas a promoção de projetos de caráter paliativo que aos poucos tornam-se os projetos efetivos de educação do país(o que não acontece apenas neste âmbito).

E como dizia o o utro Chico, o Buarque de Holanda, "apesar de você, amanhã há de ser outro dia"

Outro dia de mobilização, pois os estudantes tiraram a continuidade em greve de toda a categoria, uma vez que não houve ganho algum!!

O que aconteceu foi que colocaram um bode e depois tiraram, e a sensação de alívio com a saída do bicho fez com que alguns ficassem satisfeitos com o "sucesso" conquistado. E pra dar nome aos bois, ou melhor, ao bode, a PM saiu do campus da USP, foi "dar uma volta no quarteirão", já que não há nada que a impessa de estar presente no campus a qualquer momento para qualquer fim "justificável".

Nós estudantes, que diferentemente das demais categorias, tivémos alguns avanços reais*, permaneceremos em greve!!

*Ampliação das discussões sobre educação pública, com especial ênfase sobre a Univesp e os PL's nos diversos institutos, aumento dos participantes e simpatizantes a cada novo dia de mobilização. O IFGW, IEL, FCM, IE, IA, IG, IB já participaram de discussões sobre a UNIVESP e inclusive os estudantes de medicina da FCM tiraram uma assembléia de estudantes e votarma por apoio ao movimento de greve. Lá descobrimos que boa parte dos professores da medicina não são na verdade docentes, são médicos contratados pela funcamp, terceirizados portanto !!
Na FE haverá discussão sobre os PAD's, PED's e os podes. No IFCH haverá discussão sobre qual a pós-graduação que queremos. Inúmeras outras atividades e conquistas estão sendo travadas, mas é só o começo!!

Na FE e no IFCH optou-se pela continuidade da greve em assembléias internas.

As atividades de greve continuam, vejam o calendário.

Além do exposto, a USP e a UNESP continuam mobilizadas em greve a partir das deliberações do fórum das 6:

Continuidade da greve;

- Quinta-feira (25/6), a partir das 14h, ato público na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), para discutir:
. Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2010), com ênfase para as propostas apresentadas pelo Fórum das Seis (33% da arrecadação de impostos para a educação pública, 11,6% do ICMS para
as universidades e 2,1% para o Centro Paula Souza);
. Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp);
. Democratização da estrutura de poder nas universidades estaduais paulistas.

- Segunda-feira (29/6): Durante a nova negociação marcada com o Cruesp, lançamento do Fórum pela Democratização das Universidades Estaduais Paulistas, envolvendo representantes da sociedade.

(Medidas acatadas pela USP e UNESP em assembléias)

Portanto, não vemos motivo para parar algo que nem sequer foi discutido no cruesp. As discussões sobre a Univesp estão previstas para a próxima segunda-feira.
  • A PM não esteve na USP durante as negociações, mas não temos nenhuma garantia de que ela tenha saído de fato ou que não vá entrar a qualquer momento.
  • A reitora ditadora continua.
  • Os reajustes salariais dos docentes e funcionários continuaram na mesma em relação à negociação anterior.
  • A oferta de cursos pela Univesp foi adiada na USP e a Unicamp está mais cautelosa quanto à sua entrada, mas a Unesp passa a oferecer curso de pedagogia agora em agosto.
  • Não houve contratação de professores
  • Não houve discussão alguma sobre o projeto de universidade.
Obs.:Os reitores dizem que não há como repassar verbas para os docentes pois o orçamento da universidade chegaria a 96% com folha de pagamento, no entanto isso só acontece porque a universidade está tendo que pôr "do bolso" o salário de aposentadoria dos professores aposentados, o qual foi devidamente "contribuido" pelos professores, mas não se sabe por que razões o dinheiro pago ao governo não tem sido repassado às universidades, as quais têm que arcar com o ônus do "desvio de verba pública".

Nenhum comentário:

Postar um comentário