MoBiLiZa UNICAMP !!!

E a Educação, como é que fica?

Calendário de Greve

Veja estas charges!!


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mais uma maneira de mascarar a PRIVATIZAÇÃO da EDUCAÇÃO PÚBLICA

Temos que abrir nossos olhos para enchergarmos além do horizonte próximo...

Como dizem por aí, de boa intenção o inferno está cheio.

Terça - feira, 02 de Junho de 2009 14h00

Secretaria de Educação dobra número de parcerias com empresas

Parceria entre Secretaria e setor privado já beneficia 67 mil alunos.
O programa Empresa Educadora está crescendo. É o que mostra o levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação, que aponta aumento de 100% no número de parcerias entre empresas privadas e unidades da rede. Em 2007, somente 52 escolas participavam do projeto, esse número praticamente dobrou, chegando a 102 em 2009. O número de empresários parceiros também cresceu nesse mesmo período, de 29 para 48.
As empresas, após avaliação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria, auxiliam na ampliação, reestruturação ou modificação de escolas. Não existe um valor mínimo para investimento, e os recursos são repassados diretamente para a Associação de Pais e Mestres (APM) da escola. Em conjunto com a empresa, são decidas as prioridades, de acordo com as diretrizes educacionais da Secretaria de Estado da Educação.
Depois de um ano de projeto, a empresa recebe o Selo Empresa Educadora, outorgado pela Secretaria, reconhecimento como instituição ativa e socialmente responsável. O programa de parceria empresa-escola, que hoje atinge cerca de 67 mil alunos, se espelha no projeto-piloto iniciado em 1991, implantado em três escolas estaduais da favela de Paraisópolis (zona sul). A partir dessa experiência, outros empresários foram envolvidos e estabeleceram parcerias com outras escolas. Em 2005, esse modelo foi formalizado pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo por meio do Projeto Empresa Educadora, que hoje abrange todas as regiões do estado.

http://www.educacao.sp.gov.br/ (consulta em 24/06/09)


Não podemos depender de voluntarismo para garantir um direito garantido por lei. Há dinheiro, não há vergonha na cara daqueles que foram eleitos para cuidar para que nossos direitos fossem garantidos!
São Paulo é o estado mais rico da nação e é o que possui a pior rede de educação pública!

A questão que não quer calar é Para onde vai o dinheiro???
Já passou da hora de a sociedade se unir para pedir uma explicação!!

Estudantes, professores, funcionários, gestores, pais.

Que educação queremos?
Que educação temos direito?
Que valor damos à formação de nosso povo - formação de massa de manobra ou formação crítica?
A quem serve a precarização da educação pública (setor privado e/ou governo - formação de indivíduos politicamente dóceis e economicamente ativos)?

Sem estas e outras perguntas não podemos avançar. Chegamos ao limite do descaso e da inércia.

Você vai continuar de braços cruzados???

Nenhum comentário:

Postar um comentário